28.4.06

3ª Festa Indie Lisboa, no Sábado


a terceira, e última, festa do IndieLisboa 2006 acontece já amanhã, Sábado dia 19. O evento decorre no Convento das Mónicas (Travessa das Mónicas, Miraduro da Graça) e do programa fazem parte uma selecção de vídeo-clips escolhidos e apresentados por Nuno Galopim, um concerto dos Bulllet Redux, um DJ Set de Armando Teixeira assente em bandas-sonoras e um DJ set pelos Lisbon After Midnight. A festa começa às 23h00 e os bilhetes custam 3 euros. Mais informações em: http://www.projectomarginal.com

22.4.06

IndieLisboa 2006 - Le Temps Qui Reste de François Ozon


“Le Temps Qui Reste”, exibido na secção Observatório do IndieLisboa, centra-se em Romain (interpretado por Melvil Poupaud) , fotógrafo de moda e nos seus últimos meses de existência. Novo, bem sucedido, arrogante tem a vida pela frente. Até que, a meio de uma sessão de fotográfica, desmaia. Uma ida ao médico revela um cancro em fase terminal já demasiado espalhada. Romain opta por não se submeter a um doloroso (e muito provavelmente inútil) tratamento e começa a entrar num processo emocional complexo. Primeiro de desapego em relação aos que lhe são queridos e depois, à medida que o tempo passa, de tentativa de aproximação. O tema base de “Le Temps Qui Reste” é sério mas o filme não lhe faz justiça, arrastando-se progressivamente para o aborrecimento quase total. Não há nada que vibre, que toque profundamente o espectador, que desperte emoção. Tudo em “Le Temps Qui Reste” é um deslizar semi-apático, entrecruzado com momentos familiares disfuncionais ou absurdos. Nas mãos de Pedro Almodovar, o argumento teria um grau dramático elevado, as disfuncionalidades seria caricatas mas tocantes e os personagens teriam mais corpo e profundidade. Ozon reduz uma história interessante a um filme bonitinho mas sem sumo. RP

The Collection de Bruno de Almeida


Longa-metragem composta por vinte e quatro pequenos filmes, escritos por diferentes argumentistas (John Ventimiglia, Anthony Zaccaro, John Frey, Bruno de Almeida, Sharon Angela, Josheph Mirion e Frank Coelho) “The Collection” vive, da força e do carisma dos actores, dos diálogos e das filmagens simples e sem artifícios. Aqui não existem efeitos especiais, jogos de luzes deslumbrantes, ou cenários majestosos. Há Nove actores – John Ventimiglia, Anthony Zaccaro, John Frey, Drena de Niro, Sharon Ângela, Michael Buscemi, Denise Graber, Nick Sandou e Victor Villar-Hause –, que dão corpo a várias personagens (prostituta, porteiro, engraxador, chef de molhos, distribuidor de jornais, veterano do Vietname, técnico da TV Cabo, etc) e nos contam, em coisa de minutos uma pequena história, geralmente com um toque de humor subtil. A única ligação visível entre as vinte e quatro partes de “The Collection” é a cidade de Nova Iorque, as suas ruas, os seus apartamentos e bairros, filmados num registo realista, mais próximo do de um documentário do que do de uma obra de ficção. RP

19.4.06

2ª Festa IndieLisboa


A segunda festa do IndieLisboa acontece já este Sábado, dia 22. Denominada Festa Sueca, serve de complemento ao ciclo dedicados aos 90 Anos das Curtas Suecas. A música será variada – dos Abba ao actual pop-rock sueco –, e os DJs de serviço são: Paulo Castelo, David Pinheiro e Tiago Pereira (23h00 às 2h00); Jamais DJ's – Tendinha & Markl (2h00 às 3h00) e por último Free styleira (3h00 às 5h00). A festa tem lugar no Grémio Lisbonense (Rua dos Sapateiros, 226 - 1º, junto ao Rossio) entre as 23h00 e as 5h00 e a entrada custa 3 euros. Informações detalhadas em: Projecto Marginal

INDIELISBOA 2006 – A partir de Quinta-Feira


A edição de 2006 do IndieLisboa abre esta Quinta-Feira, dia 21, às 21h00 e termina no dia 30, com a exibição dos Filmes Premiados no certame. Dez categorias – Competição Internacional; Competição Nacional Curtas; Observatório; Laboratório; Director’s Cut; IndieJúnior; IndieMusic; Herói Independente; Retrospectiva Sueca e Programa CAM/Gulbenkian e dezenas de filmes fazem do evento um local privilegiado para a descoberta de novos autores ou para a revisitação de alguns clássicos da História do Cinema.

A programação completa é extensa e diversificada, dividida entre filmes a concurso, películas exibidas pela primeira vez em Portugal e séries temáticas. Sendo impossível referir aqui todos os filmes presentes na mostra, ficam os nossos destaques: “Um Pouco Mais Pequeno do que o Indiana” (Daniel Blaufuks); “The Proposition” (de John Hillcoat, com argumento de Nick Cave); “The Devil and Daniel Jonhston” (de Jeff Feurzeig); “Mary” (de Abel Ferrara), “Neil Young, Heart Of Gold” (de Jonathan Demme); “All The Invisible Children” (filme colectivo de, entre outros, e Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund); “Leonard Cohen, I’m Your Man” (de Lian Lunson); “Wassup Rockers”, (de Larry Clark), “Radiohead Television” (de Chris Bran), “Pat Garret and Billy the Kid (de Sam Peckimpah – versão Director’s Cut), “The Wild Blues Yonder” (de Werner Herzog) e as curtas-metragens de Edgar Pêra.

O IndieLisboa 2006 decorre nos cinemas Londres, King e no Fórum Lisboa. Os bilhetes custam 3 euros e 2,5 euros com desconto /menores de 25 anos, maiores de 25 anos, compradores de bilhetes para mais do que 10 filmes diferentes e grupos de mais de 20 pessoas). O cartaz completo e os horários podem ser consultados no site do festival: http://www.indielisboa.com

“The Collection” Esta Semana


“The Collection”, filme do realizador português Bruno de Almeida é apresentado esta semana em três datas diferentes. A obra é composta por vinte e quatro pequenos filmes (entre dois e sete minutos cada um) passados num único cenário e normalmente com dois actores cada. A cidade de Nova Iorque é o elo comum a todos os filmes que contam com a presença de, entre outros John Ventimiglia (“Sopranos”), Drena de Niro e Michael Buscemi.

“The Collection” será exibido hoje, Quarta-Feira, dia 19, na Cinemateca, às 21h30; amanhã, Quinta-Feira, no Cabaret Maxime, pelas 22h30 e na Sexta-Feira é feita a apresentação do DVD, pelas 18h00, na FNAC do Chiado.

Na Quinta-Feira, dia 21, além da exibição do filme haverá um concerto da banda de John Ventimiglia e um DJ set de Ian Witchell. Mr. Mitsuhirato, da Mondo Bizarre DJ Team, fará um guest spot durante o set de Ian Witchell.

Caminhos do Cinema Português de 19 Abril a 1 de Maio


A XIII edição dos Caminhos do Cinema Português acontece em Coimbra, de 19 de Abril a 1 de Maio. O festival terá workshops dedicados ao público em geral; Secção Competitiva (21 a 30, no TAGV - Teatro Académico Gil Vicente -, às 15h00,18h00 e 22h00); Secção Caminhos do Cinema Europeu (19 e 20 de abril no TAGV às 18h00 e 22h00); Secção de Caminhos do Cinema Português; Secção Ensais Visuais (21 a 28 Abril no Mini Auditório Salgado Zenha/AAC e Secção Caminhos Juniores – Sessões Escolas (21, 24, 26 e 27 de Abril às 10h00 no TAGV).

Paralelamente decorre também a II Feira do Livro de Cinema e do Filme Português (de 20 Abril a 07 de Maio na Praça da República) e a Exposição Fotográfica “CineShot” (19 a 30 Abril no TAGV) da autoria de Paulo Abrantes. A programação pode ser consultada em: http://www.caminhos.info

18.4.06

IMAGO, Incrições Para Júri Jovem

O IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem, que se realiza no Fundão, tem abertas inscrições para o Júri Jovem IMAGO/PREMIERE/IPJ 2006. As inscrições devem ser feitas até dia 31 de Agosto.
Os interessados devem enviar críticas cinematográficas que serão avaliadas por membros do IMAGO, Premiere e IPJ. Os oito escolhidos terão direito a acompanhar gratuitamente todas as actividades do IMAGO e a possibilidade de ver publicada uma reportagem na Premiere. Dentre os jurados do Júri Jovem será eleito um representante português no Júri Jovem Europeu do Festival de Cannes 2007. A pessoa seleccionada para estar em Cannes terá direito a alojamento e alimentação grátis durante uma semana, assim como aos custos de viagem. O regulamento pode ser consultado em: www.imagofilmfest.com

16.4.06

FEST 2006 – Os Premiados

A terceira edição do FEST – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem de Espinho terminou este fim-de-semana. Os premiados do certame são os seguintes:

Secção Oficial Internacional: “Quietsch”, de Barah Bo Odar (Melhor Filme Experimental); “Teddy “de Andre Bergs (Melhor Animação); “Japanese Girl”, de Sancho Hemelsoen (Melhor Videcolip); “Undressing My Mother”, de Ken Wardrop (Melhor Documentário”; “Exploding Buds”, de Petra Schröder (Melhor Trabalho Académico); “A Boy Like That”, de Sun Hão (Melhor Ficção) e “Frio”, de Artur Serra Araújo (Grande Prémio Do Júri).

O Prémio SIC Radical foi atribuído a “A Family”, de Goran Kapetanovic (Melhor Montagem); “War”, de Luís Berdejo e Jorge Dorado (Melhor Argumento); “La Ruta Natural”, de Alex Pastor (Melhor Forma Não Convencional De Contar Uma História).

Os Prémios do Público do FEST recaíram em: “Japanese Girl”, de Sancho Hemelson (melhor Videoclip); “Quietsch”, de Barah Bo Odar (Melhor Experimental); ”Words and Thoughts in RGB”, de Eduardo Morais de Sousa (Melhor Documentário); “Frank and Wendy”, de Priit Tender, Kasper Jancis, Ullo Pikov e Priit Pärn (Melhor Animação); “One Fine Day a Hairdresser”, de Gilles Bridi (Melhor Ficção); “Before I Go”, de Heiko Hahn (Melhor Interpretação Em Conjunto); “The Last Farm”, de Runar Runarsson (Melhor Final); “Before Dawn”, de Balint Kenyeres (Melhor Sequência Em Imagem Real) e em “Processo 11923”, de Bernardo Viterbo, Rui Tavares e José Moreira (Menção Honrosa - Filme Que Mais Calorosamente Foi Recebido Pelo Público).

11.4.06

14ª Festival Curtas Metragens Vila do Conde em Julho


A 14º edição do Curtas Vila do Conde vai decorrer de 8 a 16 de Julho. O certame terá cinco secções: Competição, Remixed, Retrospectiva, Work In Progress e Take One!.

Como o nome indica, a secção de competição será dedica às películas a competição. A recepção de filmes termina a 14 de Abril para os filmes estrangeiros e a 26 de Maio para os nacionais. Remixed dedica-se à interacção entre cinema e som/música e apresenta espectáculos únicos em torno de curtas e longas-metragens (live cinema, filmes concerto, instalações interactivas e performances).

A Retrospectiva recairá sobre a obra do realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul e em Work In Progress haverá uma mostra de longas-metragens em primeira apresentação nacional e internacional e instalações vídeo. O destaque desta secção vai para o austríaco Peter Tscherkassky.

Finalmente Take One! destina-se a estudantes de cinema e audiovisual, oferecendo workshops, masterclasses, demonstrações de equipamentos e encontros com realizadores. Take One inclui também uma mostra de filmes de escola. O prazo limite para a recepção de filmes escolares é a 26 de Maio.

Mais informações em: Curtas Metragens Vila do Conde

10.4.06

A Cela Branca no Reggio Film Festival

“A Cela Branca” filme do realizador português Ivar Corceiro, será exibido no Reggio Film Festival, em Itália. O filme estará também presente em dois outros festivais: no Irpen Film Fest. Em Ipren, na Ucrânia e no Videolab 06, em Coimbra. Mais informações sobre o filme em: A Cela Branca

9.4.06

As Quartas Cinematográficas da Zé dos Bois


Também a Galeria Zé dos Bois tem filmes à Quarta-Feira. As projecções são em 35mm, 16mm e DVD.


A programação das próximas semanas é a seguinte: La Jetée (de Chris Marker) dia 12; “Stalker” (de Andrei Tarkovsky), dia 15; “The Falls” (de Peter Greenway) dia 19; “The Heart Of Glass” (de Werner Herzog) dia 20; “LÁge D’Or” (de Luis Buñuel) dia 26; “El Topo” (de Alexandro Jodorowsky) dia 27 e uma Selecçaõ de Curtas Metragens de Georges Méliès a 29. Os filmes começam às 22h00.

Cinema no Maxime às Quartas


O Maxime (Praça da Alegria, 58, Lisboa) tem sessões de cinema todas as Quartas-Feiras. O Cinemaxime está a funcionar desde o início de Março


Em Abril é possível ver: "Minnie and Moskowitz" (de John Cassavetes, com Gena Rowlands e Seymour Cassel"), dia 12; "The Collection" (de Bruno de Almeida, com John Ventimiglia), a 20 e "Barbarella" (de Roger Vadin, com Jane Fonda) a 26.


Os filmes começam às 22h45. A entrada é livre. A sessão de "The Collection", a 20 de Abril, contará com a presença do actor John Ventimiglia

8.4.06

Festa Antecipação Indie Lisboa - É Hoje!



A festa de antecipação do Indie Lisboa 2006 - que decorre de 20 a 30 de Abril - acontece hoje, Sábado, dia 8, na Caixa Económica Operária.

Do programa fazem parte a exibição das Curtas Metragens Vencedoras da edição do ano passado, a preview dos filmes do Indie Music e uma sessão de DJ a cargo dos Lisbon After Midnight.

A festa começa às 22h00 e as entradas custam 3 euros.

FEST 2006 de 9 a 16 de Abril



A Terceira edição do FEST - Festival de Cinema e Vídeo Jovem de Espinho, decorre entre 9 e 16 de Abril. Na cerimónia de abertura será apresentado "Half Light" de Graig Rosenber, com Demi Moore, James Cosmo e Henry Ian Cusick.

Em antestreia estarão os filmes "Wild Tigers I Have Known", de Cam Archer; "Nuit Noire", de Olivier Smolders; "Buy It Now", de António Campos; The Prodigy de William Kaufman; "Screaming Masterpiece" de Ari Alexander; "The Outsider" de Nicholas Jareck e "Inconscientes" de Joaquín Oristrell. Na sessão de encerramento será exibido "Sem Destino" de Lajos Koltai.

Haverá também uma secção competitiva de longas metragens e outra de cinema documental, sessões retrospectivas, uma maratona Curto Circuito e concertos. A programação completa do FEST pode ser consultada aqui: www.fest.pt